domingo, 7 de outubro de 2012

Luna e Adele(2010)


Estávamos todos sentados à mesa para o jantar na casa de praia da vovó. Conosco estava Luna, que morava na casa vizinha. Não era surpresa para ninguém que Luna, uma adolescente branca e de feições delicadas, fosse extremamente tímida. Mas nesse dia, curiosamente ela falava com naturalidade e polidamente. Mal se notava a ausência de sua irmã mais velha, Adele, que era alta, magra, loira como Luna, tinha maxilares grandes(desdendência alemã), e um jeito afetivo e brincalhão do qual eu gostava muito quando era novo. Eu me lembro de deitar no colo dela e ouvir os barulhos estranhos que seu estômago fazia, e nós dois ríamos porque éramos os únicos que sabíamos. Os outros estavam interessados em outras coisas. Minha tia que olhava da porta achava que eu me sentia atraído sexualmente por ela.
Bom, as duas irmãs nos visitavam sempre juntas, até esse dia.

Enquanto a caçula Luna falava à mesa de jantar, por um momento duvidei da segurança que lhe transparecia; falava controladamente, como se não precisasse mais de ter Adele ao seu lado para se sentir completa. Nem sequer imitava os trejeitos da irmã ou mencionava seu nome. Apenas continuava a conversa de maneira perfeitamente controlada. Isso me irritou, então todas as pessoas da mesa passaram a me irritar por estarem de acordo com aquela cena. Como se a atuação daquele personagem isolado fizesse mais sentido do que as duas juntas, Aline a extrovertida e Luna a meiga, como sempre havia sido.

Foi quando notei que Adele estava parada no quintal do lado de fora e me olhava pela porta aberta. Seu rosto me pareceu estranho; era como se ela tivesse perdido algum traço ínfimo, mas definitivo de sua personalidade. Ela ficou ali, sem colocar um pé dentro da sala.
Alguém me disse que Adele tinha o rosto deformado. Ela estava usando uma máscara médica que consertava seu rosto nos detalhes gerais, deixando transparecer algumas pequenas falhas. Ao saber disso, fui pedir a ela que me emprestasse a máscara. Meu próprio rosto estava deformado, não se via o fundo das minhas olheiras...
Saí com a máscara aquela noite. Meu nariz estava um pouco mais avantajado, mas o resto ficou normal. Tive uma noite normal, muito satisfatória e eu me sentia péssimo.
No dia seguinte, todos foram para a praia como de costume, mas eu fiquei em casa pela manhã. Fiquei procurando a máscara de Adele, que não conseguia achar em lugar nenhum.
Não me lembro do que aconteceu depois.